top of page

Artigos & Publicações

 

Titulo: Educação Emocional Para Séniores
Autores: Vítor Fragoso e Martha Chaves
Editora: PsicoSoma
Sinopse: A Educação Emocional adota como pressuposto básico a educabilidade das emoções ao longo de todo o ciclo vital. As Emoções são preditoras e mediadoras de saúde, de forma que geri-las adequadamente é essencial para uma vida saudável e com qualidade. A Proposta de Educação Emocional que o livro apresenta integra os saberes e práticas decorrentes da gerontologia educativa, da pedagogia existencial e crítica, da inteligência Emocional e das Terapias Corporais. Os autores desenvolveram o livro, como uma proposta de intervenção após longos anos de atuação com seniores, no âmbito terapêutico, educativo e formativo. A Educação Emocional, como processo educativo contínuo, potencia o desenvolvimento emocional, A Sua contribuição fundamental para a população sénior prende-se com a probabilidade de desenvolver conhecimentos e destrezas emocionais que têm o intuito de capacitar o sénior para melhor enfrentar os desafios da vida quotidiana. Trata-se de um livro fundamental para seniores, psicólogos, educadores sociais, gerontólogos, psicoterapeutas, educadores, enfermeiros, entre muitos outros.

Titulo: Processos e estratégias de envelhecimento
Autor:  Org. Cláudia Moura  (Vários autores)
Editora: Euedito
Sinopse: Ã‰ pretendido, com este livro, sensibilizar para a importância do envelhecimento ativo, com vista a criar melhores oportunidades aos mais velhos no combate à exclusão social fomentando a participação ativa na sociedade. Afinal, o envelhecimento ativo constitui igualmente um instrumento eficaz de luta contra a pobreza na velhice. Como consequência deste horizonte, torna-se urgente capacitar as pessoas mais velhas para a contribuição ativa no mercado de trabalho, e à comunidade permitir-lhe lidar com o novo desafio demográfico de forma sustentável. Afinal, para atingir a compreensão e atuação junto da população idosa, é decisivo compreender o idoso e estabelecer com ele, uma prática eficaz, garantido assim a construção de boas práticas de intervenção. Certos de que estamos perante um dos desafios mais relevantes do século XXI - o fenómeno social da velhice - importa conhecer a trajetória de vida destes atores sociais, que representam os idosos, bem como o seu impacto na sociedade. Esta é uma realidade que nos conduz à reflexão de questões de elevada importância. Diante do quadro representado, é de referir que este é um processo sério que mergulha profundamente na pessoa humana.

 


 

Titulo: Envelhecer em Tempos de Crise: Respostas Sociais
Org: Ricardo Pocinho; Eduardo Santos; Joaquim A. Ferreira; João Pedro Gaspar; Anabela Panão Ramalho; Dina Soeiro e Sofia Silva (Vários autores)
Editora: LivPsic
Sinopse:Se existe drama com que a sociedade portuguesa dos nossos dias se deve preocupar, para além da subida da taxa de desemprego e da crise que, nesta altura, afecta o nosso País, é com a preocupante baixa de natalidade e o aumento da esperança média de vida. Portugal é um país envelhecido, com uma população idosa a aumentar e com respostas sociais cada vez menos humanizadas e apoios financeiros inexistentes. As várias abordagens que a discussão desta matéria permite deve obrigar Instituições, Autarquias, Governo e cidadãos a uma maior interação nas suas várias e diferentes esferas de intervenção, procurando formas de atenuar os danos provocados pela indiferença de uma sociedade cada vez mais egoísta e individualista, mas onde os idosos têm um lugar próprio, com um património cultural a formativo que o futuro não pode desperdiçar, antes deve valorizar e estimar.

 

 

 


 

Titulo: Decisão: Percursos e contextos
Autor: Jader alves e Arthur Neto (Vários autores)
Editora: Euedito
Sinopse: A DECISÃO ou a chamada TOMADA DE DECISÃO sempre existiu, fazendo parte do quotidiano de cada sujeito desde o advento da humanidade. Entretanto, enquanto área de estudo ou disciplina estruturada e sistematizada, pode ser considerada emergente. Foi recentemente, há poucas décadas, que passou a fazer parte das unidades curriculares dos cursos de gestão, mesmo nas principais universidades. O livro conta com quase 500 páginas, escritas por autores portugueses e brasileiros, que procuram contribuir para uma reflexão sobre as questões decisórias em diferentes contextos.

 

 

 


 

bottom of page